13 de abr. de 2009

VIVICITTÁ 2009 - CAMINHADA PELO MEIO AMBIENTE

Caminhada celebra o meio ambiente e os direitos dos Povos indígenas

No dia 19 de abril, em comemoração ao dia do Índio, a UISP – União Italiana Esporte Para Todos, promoverá o VIVICITTÁ 2009 (Viver a Cidade), uma caminhada, que será realizada pela primeira vez no Brasil e terá Belém como sede. A temática do evento é o “Meio Ambiente”, com o subtema “A Defesa dos Povos Indígenas”, valorizando as culturas indígenas e suas relações com a natureza de forma integral.
O evento é realizado em todo o mundo, no mesmo dia. E na capital paraense marca a abertura da III Semana dos Povos Indígenas. A ação conta com a parceria do Governo do Estado do Pará, através da SEEL, SEMA, SEJUDH, Fundação Curro Velho, Seduc, CISS/Projeto Xundaraua, IAGUA, UFPA – Lacor e Sesc.
O nome VIVICITTÁ corresponde à necessidade presente no ser humano em ter cidades construídas visando o bem estar de todos. Da nossa necessidade de viver bem, em equilíbrio com o meio ambiente, de ter respeito por todos os seres vivos e de saber conviver com as diversidades existentes entre os povos.
Em Belém, o VIVICITTÁ tem como objetivo principal envolver os povos indígenas, crianças, juventude, idosos, pessoas com necessidades especiais, escolas da rede pública, centros comunitários entre outros, através desta caminhada que vai percorrer cerca de 4 km, ao longo da avenida João Paulo II.
O tema do VIVICITTÁ 2009 tem a perspectiva de recuperar as contribuições das nações indígenas à formação do povo brasileiro. A caminhada será animada por um trio elétrico. O percurso irá terminar no Parque Estadual do Utinga, uma unidade de conservação de proteção integral da natureza, com 1.800 hectares de biodiversidade, relacionada ao abastecimento de água de boa parte da população da Região Metropolitana. Ainda haverá discursos dos realizadores, música, carimbó, danças tradicionais, capoeira, teatro com Cia. Palhaços Trovadores e atividades lúdicas. Escolas com o maior número de alunos inscritos e os demais “atletas” participarão de sorteios de prêmios.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na sede da Fundação Curro Velho (Rrua Prof. Nelson Ribeiro, 287, Telégrafo) e na Casa da Linguagem, na Avenida Nazaré, 31, bairro de Nazaré. Os participantes inscritos terão direito a receber uma camisa da 26ª edição do VIVICITTÁ, no dia do evento.
Serviço:VIVICITTÁ 2009
DIA: 19 de abril de 2009
HORA: 8h
LARGADA: Av. João Paulo II (antiga 1º de Dezembro), esquina com a Av.Ceará.
CHEGADA: Av. João Paulo II, no portão do Parque Ambiental Estadual do Utinga. INFORMAÇÕES: 8894-5666 (Rose) / 8115-3179 (Fátima) / rosemarydeoliveira@hotmail.com

Nenhum comentário: