Google+ Followers

26 de set de 2013

Dia Nacional do Combate ao Fumo na EEEFM "Frei Daniel"


As Secretarias de Estado de Saúde Pública (Sespa) e de Educação (Seduc) participaram nesta quinta-feira (29) do Dia Nacional de Combate ao Fumo. O público alvo foi a população estudantil, principalmente crianças e adolescentes. A programação, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Frei Daniel, no bairro do Guamá, em Belém, destacou os males que são provocados pelo tabagismo, responsável por um índice elevado de câncer, principalmente de pulmão.
Esta ação é de fundamental importância, pois se pode trabalhar mais a mente de crianças e adolescentes contra os males causados pelo hábito de fumar”, afirmou Clayse Fidalgo, da Unidade Seduc na Escola. Segundo ela, há uma mobilização das lideranças comunitárias, jovens e famílias contra o hábito de fumar.
“Fazemos um trabalho preventivo, e o melhor espaço para estas atividades são as escolas”, observou ela, que ainda participou da entrega do Certificado de Multiplicadores de Combate às Drogas, entregue pela Polícia Militar, por meio do Programa Educacional de Resistências às Drogas e à Violência (Proerd), a estudantes do Frei Daniel.
A coordenadora estadual de Controle do Tabagismo da Sespa, Raquel dos Anjos, lembrou que a atividade na escola segue orientação do Ministério da Saúde e do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e mira o público jovem por meio de ações para prevenir a iniciação e experimentação do cigarro, que ocorre principalmente na faixa etária de jovens e adolescentes de 13 a 25 anos.
Raquel lembrou ainda que, apesar dos avanços já registrados no combate ao tabagismo, as indústrias continuam adotando estratégias para conquistar mais consumidores, principalmente jovens e crianças. “Apesar de não haver mais comerciais de cigarros na TV, por exemplo, ainda há muito merchandising nos filmes e novelas, que estimulam o consumo do tabaco, principalmente por estudantes”, observou.
Durante a programação na escola Frei Damião, a Sespa ofereceu aos participantes testes de dependência, medição de monóxido de carbono em fumantes, orientações sobre como deixar de fumar, encaminhamentos para tratamento, panfletagem e exposição da instalação artística “Pulmão saudável versus pulmão fumante”.

Nenhum comentário: